sexta-feira, 8 de março de 2013

SOPOR !


Olá, pepoles.
Hoje, escreverei sobre uma "banda" que eu conheci há pouco tempo.
Coloquei banda entre aspas, porque é praticamente um projeto de "uma pessoa só", fazendo os arranjos, melodias e letras, que acabam sendo executadas e orquestradas por outros músicos...



Escrevo sobre o projeto SOPOR AETERNUS AND THE ENSEMBLE OF THE SHADOWS (traduzindo do latim e inglês, Sono Eterno e o Conjunto das Sombras).

Era algo que costumava achar super esquisito (já tinha topado com fotos dela por aí, e até ouvido um som nas baladas da vida, mas fiquei sem saber "o que era aquilo"...), mas, tirando o visual (que é demais, variando entre o meigo e o bizarro, diga-se de passagem)... o som é muito bom!

Músicas muito bem orquestradas, mostrando tudo que uma música gótica pode ter.
Tons mais alegres, outros mais tristes... sempre com ênfase em suas letras, muitas vezes, arrepiantes.

Agora, passando um pouco mais à respeito do perfil da "banda".
Primeiramente, a dona/ vocalista do projeto, a srta. Anna Varney Cantodea, como costuma ser chamada, é quem cria essas belíssimas músicas para nosso deleite...
Seu nome real? Só a própria Anna sabe...

Dizem que a Anna costumava frequentar uma casa noturna em Frankfurt, e que lá conheceu duas pessoas, devido algumas críticas que ela estava fazendo à performance da banda que estava tocando lá naquela noite. Conforme foram conversando e tendo as idéias cruzadas, se juntaram para discutir o projeto "Sopor Aeternus".
Uma dessas pessoas tem o nome de "Hogel", que é quem apareceu em uma única foto ao lado da Anna, e nunca mais se teve notícias do mesmo. Ele a ajudou inicialmente no projeto (com instrumentos? letras? não se sabe), e depois simplesmente desapareceu...
O outro integrante? Não se sabe o nome ou se tem algum outro registro do mesmo...
Engraçado é que "hogel" pode vir a significar "parte de um holograma"... vai saber.

Comentando sobre as músicas: elas sempre tem um ar especial, envolvente... fazendo com que facilmente se fique maravilhado por todo o ambiente criado, e que se consiga "visualizar" a Anna cantando e declamando as letras, em um quarto sombrio e gelado... som darkwave maravilhoso!

Anna é uma pessoa que se mostra muito "pra cima", quando se acompanha seus posts (muitas vezes) esporádicos em seu blog da banda... apesar de ela se mostrar uma artista "oculta" dos holofotes.
Me pergunto se ela realmente anda com aqueles vestidos enormes o tempo todo...



Sobre o projeto:
Nascido na Alemanha e concebido por Anna, Sopor existe desde meados da década de 80 (mais precisamente, em 89).
Inicialmente, eram 2 pessoas no projeto (Anna, Hogel e mais uma terceira pessoa, que não se sabe nem o pseudônimo).
Nunca chegou a se apresentar ao vivo, e duvido que isso mude algum dia... já que é um dos fatos que mais chamam atenção no projeto em si... tirando o fato fúnebre da coisa toda, e do belíssimo som que varia desde órgãos e instrumentos de sopro a guitarras distorcidas e sintetizadores.
Ah sim, em diversas músicas, Anna costuma usar sua voz tanto masculina quanto feminina (!!!).

Chegou a gravar 3 fitas demo entre 89 e 92, sendo "Es Reiten die Toten so Schnell", "Rufus on my Lips" e "Till Time And Times Are Done".
Em 95, numa coletânea de nome "What Sweet Music They Make", o Sopor fez participação com a bela música "The Feast of Blood" (que é uma das minhas preferidas do projeto), fazendo assim que o Sopor Aeternus se tornasse mais conhecido mundialmente.

Daí pra frente, a moçoila deslanchou em gravar músicas e mais músicas, chegando a mais de 16 álbuns de estúdio... variando com músicas com temas de religiosidade pagã, sexualidade, morte, suicídio, e muitas outras coisas...
Ah sim, interessante dizer que ela já fez cover do Paranoid, do Black Sabbath, e que volta e meia grava poemas de Edgard Allan Poe, entre outros mais...

Anna diz que os descarnados são quem a influenciam em seus trabalhos (daí o nome "The Ensemble Of Shadows" do projeto), ajudando-a a compor essas obras de arte.

Tudo no Sopor Aeternus é feito com um ar "místico"... até mesmo as aparições da Anna em fotos promocionais ou encartes dos álbuns.
Em muitas fotos aparece nua, com a pele branca... exibindo órgãos genitais femininos, ou sem nenhum órgão (dando uma certa idéia de "ausência de definição").


Bom... isso é devido... a Anna ser "homem", biologicamente falando.
Suas fotos são moldadas digitalmente, e segundo relatos da mesma, ela não fez operações de transsexualidade devido à conflitos de espírito.
Embora eu a ache muito mais feminina e se "mostre" mais verdadeira do que muitas por aí...
Vai do que a alma mostra pra si mesma, e não do que o corpo aparenta para visões alheias.
Agora, vamos a algumas músicas!

SOPOR AETERNUS - IMHOTEP


Essa música também possui uma versão linda em instrumental (bem modificada), chamada de "Night of Scarecrow", que está no álbum "Children of Corn", de 2011.


SOPOR AETERNUS - THE FEAST OF BLOOD


Essa é a "terceira" versão dessa música, lançada no álbum "Es Reiten Die Toten So Schnell (pois possui uma versão no álbum de demos "Like a Corpse Standing in Desperation" que possui um tantinho a mais de instrumentos no início da música, e é tocada de forma diferente, e outra versão do álbum de 94, "Ich Töte Mich Jedesmal Aufs Neue", onde a parte instrumental do começo foi removida, e ela é cantada de forma diferente...)

SOPOR AETERNUS - THE DREADFUL MIRROR


SOPOR AETERNUS - THE ENCODED CLOISTER




SOPOR AETERNUS - CORNFLOWERS


Dava pra ficar colocando música do Sopor aqui até dizer chega... pois é hiper difícil escolher "somente algumas"... tudo o que foi gravado até hoje é bem diversificado e marcante! Deu pra perceber a variedade que cada música traz... tanto em sua atmosfera, variando entre amor, sexo, lamentações... quanto na própria sonoridade de cada uma.

Citando sobre a discografia:

Demos:
- 1989 - Es Reiten Die Toten So Schnell
- 1992 - Rufus
- 1992 - Till Time And Times Are Done

Albuns:
- 1994 - ...Ich Tote Mich Jedesmal Aufs Neue, Doch Ich Bin Unsterblich, Und Ich Erstehe Wieder Auf: In Einer Vision Des Untergangs...
- 1995 - Todeswunsch - Sous Le Soleil de Saturne
- 1997 - The Inexperienced Spiral Traveller
- 1999 - Dead Lovers Sarabande (face one)
- 1999 - Dead Lovers Sarabande (face two)
- 2000 - Songs From The Inverted Womb
- 2003 - Es Reiten Die Toten So Schnell
- 2004 - La Chambre D'Echo - Where The Dead Birds Sing
- 2007 - Les Fleurs Du Mal - Die Blumen des Bosen
- 2011 - A Triptychon of Ghosts (part two) - Have You Seen This Ghost?


EPs e Remixes
- 1995 - Ehjeh Ascher Ehjeh
- 1997 - Voyager - The Jugglers of Jusa
- 2004 - Flowers in Formaldehyde
- 2008 - Sanatorium Altrosa (Musical Therapy for Spiritual Dysfunction)
- 2010 - A Triptychon of Ghosts (Part One) - A Strange Thing to Say
- 2011 - A Triptychon of Ghosts (Part Three) - Children of the Corn

Singles:
- 2005 - The Goat/The Bells Have Stopped Ringing
- 2007 - In der Palästra
- 2011 - Imhotep

Etcetera...
- 1995 - Jekura - Deep the Eternal Forest (Sopor Aeternus participa desta coletânea com 2 músicas)
- 2002 - Nenia C'alladhan  – é um side-project da Anna com a Constance Fröhling
- 2005 - Like a Corpse Standing in Desperation  – um box contendo músicas e demos difíceis de encontrar, inicialmente era um "bootleg" feito por fãs, até que a própria Anna resolveu pegar essa coletânea pirata, e torná-la oficial, dando um tratamento no som e demais coisas!
- 2009 - The Goat and Other Re-Animated Bodies - DVD com vídeo clipes.


Deem um pulinho no blog oficial do Sopor Aeternus, para mais infos!
http://www.soporaeternus.de/
Coisa do Sopor Aeternus pra se ouvir não falta tão cedo!


O post pode parecer um tanto "zoneado"... mas espero que seja possível ter uma boa idéia do que é o Sopor Aeternus, e o quão envolvente e intrigante é buscar informações sobre tudo isso, e ouvir esses sons únicos da esfera gótica... vale muitíssimo a pena!
Sem contar que eu devo isso a uma pessoa em especial pra mim!

E, com esse post, eu também quero dizer:
Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Até uma próxima...

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma boa noite a todos do blog,
Já havia escutado algumas musicas de Anna Varney, tais como, Dead Souls, A Strange Thing To Say e etc...
No começo tinha um certo receio (medo) em relação a sonoridade de suas composições.
Até que minha querida mãe veio a batalhar contra o cancêr de mama. Hoje já está tudo bem, que bom!
Mas foi um período bem difícil em nossas vidas.
É muito triste ver as pessoas no tratamento quimioterápico, pessoas fracas e debilitadas devido a química utilizada no tratamento e também a queda de cabelo em todo o corpo...
Nesta época foram as musicas de Anna Varney que me consolava e me ajuva nos momentos mais profundos de tristeza a seguir em frente na batalha da vida!
Naqueles momentos eu havia escutado todas as suas musicas e não parei mais... Este acontecimento ocorreu em minha vida para possibilitar mais uma evolução da minha mente, do meu interior...
Sopor Aeternus é a mais grandiosíssima profunda e pura arte que se tem dentro deste estilo musical em meu ponto de vista.
Não julgue Anna Varney só pelas fotos que se pode encontrar, pessoas jugam-na de Satânica mas é pura ignorância...
(Sopor Aeternus & The Ensemble of Shadows é pura cultura e arte!)