quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pitadas de EBM, Harsh, Darkwave...

Ho ho! Hey caras!
Bom... depois de um tempo sem postar, tou de volta.

Antes de qualquer outra coisa, quero agradecer os comentários que vocês vêm fazendo nas entries do blog. Por mais que sejam bem escassos, eu fico contente por alguém parar pra dar uma olhadela, ou mesmo ouvir os sons que eu ando colocando aqui.
E também, agradecer os "puxões de orelha" que eu tomei ao vivo (sim! alguém me deu uns toques!)... isso por causa do meu jeito de colocar algumas observações aqui.

Especificamente, sobre o "eu não tou com saco de procurar"...
Geralmente eu escrevo isso quando a informação sobre a banda postada realmente é escassa ou nula... Mesmo se a info é abundante, eu filtro alguns pontos mais importantes e os posto aqui.

Se eu entendesse Alemão, Francês, etc (me viro bem no Inglês)... talvez eu teria mais sucesso na busca de infos...
Algumas coisas realmente não possuem infos disponíveis via "Pai Google"... é sair entrando de toca em toca pra ver o que se acha... e isso quando as tocas são encontradas...

Peço desculpas pelo termo usado antes...


Agora sim... começando os posts de clipes de hoje...

Andei descobrindo uma coisa aqui e outra acolá, portanto vou compartilhar aqui com vocês.

Primeiro, vou postar sobre uma banda de nome LIMBO.
O projeto dos caras é lá da Itália... e infelizmente não estão mais na ativa, mas deixaram algumas pérolas para os ouvintes de música gótica/ darkwave/ afins.

O projeto teve início em 1984, com o "cabeça" do grupo, Gianluca Becuzzi.
Esse cara, até hoje, é um dos mais respeitados na Itália, quando se trata da cena da música experimental e eletrônica.
Becuzzi fazia os vocais, programação, sintetizadores e as letras, e outros dois estudantes , Bruno Farese e Carlo Mallegni, faziam as bases de sintetizadores e as baterias,

Três meses depois de se juntarem, lançaram um puta trabalho... apenas chamado "Limbo". Era uma fita cassete que circulou por algum tempinho pela Itália, e rapidamente ganhou a atenção da imprensa do segmento, e de promotores e gravadoras locais também.
Essa "fita" pode ser encontrada no Soulseek, com algum esforço básico, assim como a discografia inteira dos caras também.

O som desse primeiro release dos caras é OBSCURO PRA CARAMBA, e em muitas vezes sôa bem bizarro... mas vale muito a pena de se conferir!

Daí pra frente, os caras começaram a fazer várias apresentações por toda a Itália e não pararam mais.
Eles fecharam um contrato com uma gravadora de nome "Spittle Records", e gravaram um mini-LP.
Depois da explosão desse mini-LP, saíram em turnê pela Itália e conseguiram convencer a Spittle Records de que tinham cacife o suficiente pra fechar um contrato pra um LP inteiro.

Depois do sucesso da turnê, em 1986, se trancaram nos estúdios pra conceber um novo álbum, entitulado "My Whip, Your Flesh" que é um ótimo álbum também, e inclusive todas as faixas desse disco foram usadas de trilha sonora pra um filme do diretor Fabio Salerno... o filme se chama "Notte Profonda" (Deep Night, em Inglês), do qual o diretor se matou três anos após o filme ser rodado, tornando o filme cult entre a cena.

Outra curiosidade: em 1991, o Limbo gravou "Our Mary of Cancer" (mais um álbum super-importante pra banda, e de sonoridade excelente), e até gravou participações de uma cantora brasileira, chamada Elena Margarolo.... E olhando por aí, vi que de 1991 até 2005, ela fez participações em mais 5 álbuns do gênero...
Ainda sobre o "Our Mary of Cancer", saiu uma edição limitada do disco em vinil, que tinha a cor VERMELHA... imagina aí o charme e destaque daquele bolachão vermelho na velha vitrola, disseminando sons obscuros...

Ao todo, lançaram 14 trabalhos (entre EPs, Singles, LPs e CDs), desde 1984 até 2004, quando a banda se encerrou.
Isso fora as aparições em compilações..
Mas os caras ainda fazem colaborações e side-projects por aí...

Eis o que selecionei pra vocês...

LIMBO - CARNALIA


LIMBO - HERMAPHRODITA


Queria postar algo do primeiro álbum, mas não achei por aí...
É bem diferentão do resto dos álbuns (pra ser sincero, é ÚNICA... aquela obscuridade toda).
Um ou outro até chega um tanto perto... mas não tem a mesma cara...
Fica pra uma próxima entrie... Eu mesmo devo upar pra vocês ouvirem...

Outra observação: tem uma outra banda, que também vem da Itália... que tem o nome de Limbo... só que essa toca ROCK... então não confundam as coisas, ok?


Agora, vamos de U.M.M.

Pra minha surpresa (e de outros, assim eu penso), essa banda vem de Portugal.
E não é que os caras mandam bem pra caramba!
EBM muitíssimo semelhante aos "oldschool" da vida, como Nitzer Ebb, Front 242...

UMM, na verdade, é uma marca de uma empresa automotiva de Portugal; de nome União Metalo-Mecânica.
Só que isso não significa que a banda represente isso da montadora, ou qualquer apêgo político... pela declaração dos próprios em seu blog, eles não são "nem de esquerda, nem de direita".

A banda é formada por três integrantes: João Pinheiro, Gastão e Ribeiro.

O projeto dos caras é de 2008 e está passando por transformações: João Pinheiro deixou a banda por motivos pessoais, mas o projeto continua com fôlego e estão indo em frente... e pelas infos, os caras tão anunciando uma mudança brusca (não especificada)...

Músicas como O Mineiro, Poligamia e Mulher da Vida são únicas... e ainda mais legal que são cantadas em Português (de Portugal, óbvio)... e dá pra entender!
Fora as sátiras, como no fim da "Mineiro"...
O som dos caras é demais... só ouvindo pra conferir!

UMM - O MINEIRO (Der Bergmann) - Live at Beat Club, Alemanha, 2009



Ah sim! Pra vocês que gostaram.. aqui vão algumas coisas muito bem-vindas...

Download da DEMO, disponibilizada pelos próprios caras da banda, pra divulgação...
Não percam tempo, confiram isso!

http://http.de.scene.org/pub/music/groups/enough_records/enrmp184_umm_-_demo_2008.zip

Myspace da banda:
http://www.myspace.com/ummebm

Divirtam-se na garimpada!


Agora, vamos de Klinik!
Banda da Bélgica, se originou da fusão de duas bandas: Absolute Body Control (banda de Dirk Ivens e Eric van Wonterghem) e também The Maniacs (banda de Sandy Nys e Marc Verhaeghen), dando origem ao "Absolute Controlled Clinical Maniacs"...
Devido ao nome gigantesco, logo se apegaram à uma "abreviação" da coisa toda, pra ser mais legível: THE KLINIK.

Pouquíssimo tempo após a união, Nys deixa a banda, seguido depois pelo Eric van Wonterghem... deixando o Klinik somente com a formação, considerada "clássica", de Dirk Ivens e Marc Verhaeghen...

A banda começou a ganhar fama com suas músicas em estilo Harsh (músicas que são mais agressivas e incitam emoções como o "ódio", citadas nas letras e batidas mais pesadas e densas) e EBM... Os caras começam a usar pesados mantos negros durante seus shows, e a incorporar estilos musicais mais diferenciados... usando até distorções de trombones e letras minimalistas em suas composições.

Após gravarem o álbum "Time", de 1991, eis que a diferença musical do Dirk e do Marc se tornaram grandes demais, e ambos decidem tomar seus próprios rumos...

Dirk se concentrou em seu proketo pessoal, de nome DIVE, e Marc continuou tocando o Klinik, que era ao mesmo tempo um "projeto solo", e também um projeto que contava com participação de vários outros membros. Atualmente, o Klinik é projeto solo do Marc, e tomou mais um rumo de música instrumental eletrônica...

Todos os membros envolvidos no Klinik estão ativos até hoje, participando em vários projetos... como o Sonar, Blok 57, Insekt, Monolyth, etc... é muita banda pra citar aqui e vai desnortear a todos nós se eu o fizer...

Dirk e Marc se juntaram em 2004 pra tocar em algumas apresentações, que originou um CD, lançado em 2004; "Live at Wave-Gothik-Treffen 2004", último trabalho lançado recentemente.

A discografia conta com 26 obras gravadas oficialmente, dentro LPs, Singles, EPs, MCDs, DCDs....

E OS CARAS VÃO VIR PRO BRASIL AGORA, DIA 13 DE MARÇO!!!!
Na sexta Feira, dia 12, o Bork (integrante do VOMITO NEGRO, que tá tocando também no projeto do KLINIK), juntamente com o Dirk Ivens, estarão fazendo uma discotecagem especial lá no evento TREFFEN 5..
Sem contar que esse evento vai ser fodalhão também... pelo fato de o DEAD JUMP tocar lá!
É um outro "projeto de um homem só", que vale muitíssimo a pena conferir... e estarei falando dele em outras entries, ok?

Agora, não sei se eu vou poder ir em algum dos dois, ou se irei nos dois, hehe....

Bom... aí vai algo do KLINIK pra vocês:

KLINIK - HOURS AND HOURS


KLINIK - MOVE YOUR HANDS




Só um complemento que "pipocou" aqui...
Já falei sobre o HARRY antes... e o que vou postar deles agora, é uma música que o Hansenharryebm já havia gravado antes em um de seus discos, só que era em português, cantado por uma mulher... era a música CAOS, que abria o álbum "The Caos EP - Taxidermy Album".
Agora, ela está em Inglês, cantada pelo próprio Hansen, e contando com o apoio do integrante do The Downward Path, Ricardo Santos (haha! dessa vez eu consegui achar o nome do cara, e agora eu descobri a ferramentazinha "Myspace" pra consultar!).

Vale a pena conferir porque ficou legal pra caramba... diferente da "gororoba" que ficou, quando eles abriram o show pro Vomito Negro tocar aqui, ano passado.
Tá bem... justiça é bom, né?
Ficou GOROROBA porque o Ricardo tava errando pra diabo, sem contar que o ajuste do som pros caras não tava lá essas coisas não.

Ah sim... esse som é do novo projeto do Harry + Downward Path... tomara que mais coisas boas venham daí!
Eis o clipe:

HARRY - Liar (Featuring Downward Path)




E eis que a entrie de hoje acaba.
Acho que esse deve ter sido a entrie mais longa que eu fiz até agora... levei bastante tempo pra escrever e polir aqui e acolá... Mas é por uma boa causa, não é?
Enjoy!

Até a próxima, pepoles!